O Strong-Style é tipicamente definida como um estilo de luta mais influenciado pelas artes marciais, priorizando golpes e finalizações em vez de movimentos tradicionais. A disciplina foi popularizada na filosofia da New Japan ao longo de sua existência, ao contrário do do estilo da All Japan Pro Wrestling, que usava um estilo chamado King's Road (construindo para finalizar com movimentos importantes, mais como uma luta de luta livre profissional ao estilo dos EUA).
Porém, Strong-Style não deve ser confundido com Shoot-Style - promoções como o UWF alcançaram popularidade com a Shoot-Style, usando um estilo pesado de luta livre para fazer o wrestling parecer o mais real possível. Embora o Strong-Style tenda a parecer mais real do que a maioria do wrestling profissional moderno, dificilmente seria confundido com uma luta real.
Hoje, o Strong-Style é menos comum - A New Japan se afastou da disciplina, com estrelas como Hiroshi Tanahashi, Kazuchika Okada e Kenny Omega simplesmente representando o melhor de todos os mundos. Mesmo assim, há representantes do estilo fazendo grandes coisas no esporte, e lendas cujos legados vão durar para sempre ...
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. Katsuyori Shibata
Quando se trata de Strong-Style moderno, poucos são os que o fazem melhor do que Katsuyori Shibata. Shibata ganhou destaque na New Japan no início dos anos 2000, onde foi batizado como um dos "Novos Três Mosqueteiros". Ele, Hiroshi Tanahashi e Shinsuke Nakamura deveriam assumir o comando da empresa no século 21, mas Shibata saiu para seguir carreira no MMA.
No início de 2010, Shibata voltou a lutar. Embora muitos na empresa o vissem como um estranho que abandonou a NJPW durante a os tempos difíceis da empresa, ele deslizou de volta para a empresa sem problemas, tendo os tipos de combinações que deram à New Japan sua identidade - mas levando a intensidade a um nível totalmente novo.
A destreza de Shibata no MMA surge no ringue, onde ele usa finalizações e golpes com o máximo efeito. Mais do que apenas um lutador (não que haja algo de errado com isso - pergunte a Tomohiro Ishii), Shibata é um lutador de wrestler e lutador de MMA.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Samoa Joe
É bem possível que nunca tenha existido um lutador americano tão proficiente na arte do Strong-Style como Samoa Joe. Naturalmente, ele conquistou muita experiência no Japão - incluindo uma run formativa no Pro Wrestling Zero-1 - mas parece que Joe estava destinado a ser o tipo de conquistador contundente que, antes dos anos 2000, apenas o Japão parecia produzir .
Ex-campeão de judô do estado da Califórnia, Joe sempre pareceu preferir golpes simples a movimentos complicados e, apesar de sua tendência atlética de usar seu próprio corpo como uma arma, ele pode facilmente dominar uma luta dando com golpes variados e submissões das mais diversas. Suas finalizações são incomparáveis, mas também sua habilidade de trocação é primorosa.
No final, muitos tipos diferentes de golpes compõem o repertório de Joe, mas todas são voltados ao Strong-Style.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Shinsuke Nakamura
É preciso muita ousadia para se chamar de rei de qualquer coisa, mas quando Shinsuke Nakamura decidiu que era "O Rei do Strong-Style", foi mais do que apenas uma declaração de orgulho por seu trabalho - foi também uma declaração de que ele era o herdeiro do legado da New Japan.
O Strong-Style sempre fez parte da tradição da New Japan e, durante a maior parte deste século, Nakamura foi o praticante mais visível desse estilo pela empresa. Ele e Hiroshi Tanahashi passaram anos competindo para ver quem seria o ás da empresa, e enquanto Tanahashi vencia, o jovem que cresceu idolatrando Mitsuharu Misawa e Kenta Kobashi era um desconhecido na New Japan. Foi Nakamura quem levou a coroa do Strong Style com suas joelhadas brutais e ofensiva inspirada no MMA.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Karl Gotch
Tudo tem que começar de algum lugar, e o Strong-Style não é exceção. Embora ele não fosse muito de trocação, Karl Gotch é frequentemente creditado por inovar o que se tornaria o Strong-Style. As proezas de Gotch com finalizações ajudaram a transformar a forma japonesa de luta livre profissional em um esporte único por si só.
Gotch era um amador talentoso que competiu nas Olimpíadas de 1948, mas cujo estilo e atitude pragmáticos e ultra-rudes o impediram de lutar profissionalmente nos EUA. Depois disso, ele foi para o Japão para ganhar a vida, logo se tornando uma estrela vencendo lutas com sua golpe inovador, o German Suplex). Gotch até foi o Main-Event do primeiro show da New Japan Pro Wrestling, provando que a empresa carregaria sua influência por gerações futuras.
Por sua recriação do esporte em sua própria imagem, Gotch foi finalmente homenageado com o apelido de "Kamisama", ou "Deus" do wrestling. Meio que faz "King of Strong Style" parecer pequeno em comparação, não é?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Shinya Hashimoto
Quando se trata de Strong-Style, existem deuses e reis, mas há apenas um melhor dos melhores, e esse é o lendário Shinya Hashimoto.
Hashimoto foi uma das principais estrelas da New Japan na década de 1990 e, até hoje, ele ostenta o mais longo reinado do Título de Pesos Pesados da história do IWGP - 489 dias. Ele chegou lá com um dos estilos mais fortes conhecidos pelo homem - bone-shattering kicks (Ou Chutes que quebram ossos), como marca registrada tinha o seu famoso triangulo e com seu Brainbuster ele derrotou oponentes como The Great Muta, Tatsumi Fujinami e Naoya Ogawa. Sua maior vitória, entretanto, veio em 1996, quando ele derrotou Nobuhiko Takada para ganhar o título dos pesos pesados do IWGP no Tokyo Dome, aplaudido por uma das maiores multidões da história do wrestling.
Tragicamente, Hashimoto morreu de um aneurisma cerebral em 2005, poucos dias após seu 40º aniversário. Seu filho, Daichi, continua seu legado, provando ser uma das jovens estrelas mais promissoras do Japão por meio de seus próprios chutes extremamente potentes.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
![]() |
Felipe Paulo – Editor e colunista do site Mundo Pro
Wrestling e apresentador do podcast semanal PWCast! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário